top of page
Sobre a aula:
A teoria da cegueira deliberada ganhou protagonismo em cortes nacionais e internacionais com a promessa de permitir a atribuição de responsabilidade criminal a quem evitar deliberadamente tomar conhecimento de fatos relacionados a crimes. No contexto dos delitos econômicos e empresariais ela vem sendo utilizada especialmente nos casos de lavagem de capitais, contornando o problema da falta do elemento cognitivo do dolo. Mas também em outra espécie de criminalidade, que envolve tráfico de entorpecentes e organizações criminosas, a cegueira deliberada ganha especial protagonismo.
Nesta aula gratuita, foram exploradas a origem dessa teoria e sua atual utilização pelos Tribunais. Esclarecendo definitivamente os limites para sua utilização no sistema brasileiro e apontados os principais problemas dogmáticos que ela suscita. Essas são lições fundamentais para quem pretende lidar com questões atuais relacionadas à imputação subjetiva da responsabilidade penal. Inscreva-se gratuitamente e assista agora com Guilherme Lucchesi, Doutor em Direito pela UFPR e Master of Laws pela Cornell Law School (EUA) e Tatiana Stoco, Doutora em Direito Penal pela USP. e Coordenadora e professora titular do curso de Pós-Graduação em Direito Penal e Econômico da ESPD.
Inscreva-se e assista agora!
A aula foi transmitida em 25/06 e está disponível para você. Inscreva-se e assista agora, com Dr. Guilherme Lucchesi e Dra. Tatiana Stoco no canal da ESPD!

Âncora 1
Quem serão seus mentores?

Guilherme Lucchesi
Advogado criminalista, Doutor em Direito pela UFPR e Master of Laws pela Cornell Law School (EUA). Presidente do Instituto dos Advogados do Paraná. É Membro do New York State Bar, Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/PR e Membro da Associação dos Advogados de São Paulo. Autor do livro “Punindo a culpa como dolo: o uso da cegueira deliberada no Brasil“. Professor do curso de Pós-Graduação em Direito Penal Econômico e Empresarial da ESPD. Foi Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Penal Econômico, assim como Secretário Geral e Conselheiro do Instituto dos Advogados do Paraná.

Tatiana Stoco
Advogada Criminalista. Professora de Direito e Processo Penal no INSPER/São Paulo e na ESPD/Ribeirão Preto. Doutora e mestre em Direito Penal pela USP. Pesquisadora de pós-doutorado no Max Planck Institut zur Erforshung von Kriminalität, Sicherheit und Recht em Freiburg (Alemanha). Pesquisadora visitante na Universität Augsburg (Alemanha).
bottom of page



