top of page
Sobre a aula:
A criminalidade de empresas continua sendo um desafio para o Direito Penal, especialmente para a atribuição de responsabilidade penal por resultados lesivos causados na atividade econômica empresarial.
Nesta aula, os convidados abordam os principais problemas de imputação de ações ou omissões criminosas na criminalidade empresarial e as propostas de soluções atuais que vêm sendo debatidas na doutrina e jurisprudência nacionais e internacionais.
Condutas standard, típicas de determinadas atividades profissionais, mas que possam contribuir com atos de lavagem de dinheiro de terceiros são consideradas sempre condutas puníveis? Essa questão se relaciona, inclusive, à atuação de advogados que pode levar, em última instância, à incriminação da atividade profissional.
Nesta aula, Stoco e del Nero discutem os limites da punibilidade de condutas praticadas por agentes que exercem atividades profissionais que acabam contribuindo com atos de lavagem.
Inscreva-se e assista agora!
O evento foi transmitido ao vivo no dia 11/06 e está disponível para você. Inscreva-se e receba o link para assisir esta aula com grandes referências do Direito!

Âncora 1
Quem são seus mentores?

Professora de Direito e Processo Penal no INSPER/São Paulo e na ESPD/Ribeirão Preto. Doutora e mestre em Direito Penal pela USP. Pesquisadora de pós-doutorado no Max Planck Institut zur Erforshung von Kriminalität, Sicherheit und Recht em Freiburg (Alemanha). Pesquisadora visitante na Universität Augsburg (Alemanha). Advogada criminalista.
Tatiana Stoco

Glauter del Nero
Mestre em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP); Pós-graduado em Direito Penal – Parte Geral pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM; Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra/IBCCRIM; Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); Membro do Grupo de Estudos CNPq “Modernas Tendências da Teoria do Delito”; Ganhador do “Prêmio Márcio Thomaz Bastos”, do Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD; Membro do Conselho Consultivo da Ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (2019-2023); Membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais – IBCCRIM; Membro do Instituto de Defesa do Direito de Defesa – IDDD; Membro da Associação dos Advogados de São Paulo – AASP; Membro do Instituto Movimento 133 (M133). Advogado criminalista.
bottom of page


.png)
