top of page
Você gostaria de aprimorar sua prática clínica para atuar na área de parentalidade?
A relação entre saúde mental e parentalidade é um dos campos mais sensíveis e desafiadores da Psicologia contemporânea e a ESPD preparou este curso com Elisa Rachel, Doutora em Saúde Mental pela USP com período de pesquisa em Harvard, para discutir como as experiências parentais influenciam o desenvolvimento emocional, as dinâmicas familiares e as práticas clínicas voltadas à promoção do bem-estar psíquico.
É um espaço de reflexão sobre os desafios da parentalidade, o olhar clínico sobre o sofrimento humano e as possibilidades de atuação profissional nessa área.
Metodologia
As três aulas do curso já estão disponíveis na plataforma de ensino oficial da ESPD, pela Profª Dra. Elisa Rachel. Além das aulas, você terá acesso à 14 horas de materiais de leitura e atividades assíncronas. Os participantes receberão certificado de conclusão de 15 horas/aula!
Conteúdo Programático

Aula 01 (Gravada, já disponível!)
Apresentaremos os conceitos centrais de parentalidade, abordando estilos e práticas parentais, a interação entre cuidadores e crianças e suas implicações para o desenvolvimento e a saúde mental infantil. Serão introduzidas bases teóricas e evidências sobre o impacto das práticas parentais positivas na promoção do bem-estar.

Aula 02 (Gravada, já disponível!)
Exploraremos evidências científicas sobre a saúde mental materna e dos cuidadores, incluindo sintomas de depressão, ansiedade e estresse parental, e suas relações com as práticas educativas. Apresentaremos formas de avaliar a parentalidade por meio de instrumentos validados, discutindo aplicações em contextos clínicos, comunitários e de pesquisa.

Aula 03 (Gravada, já disponível!)
Apresentaremos estratégias práticas para abordar a parentalidade em atendimentos clínicos, grupos e contextos intersetoriais. Incluiremos exemplos de programas de parentalidade reconhecidos internacionalmente, sua integração em políticas públicas e evidências científicas sobre seus efeitos no desenvolvimento infantil.
Âncora 1
Professora convidada
Psicóloga com Pós-doutorado e Doutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com período como pesquisadora visitante na Harvard Graduate School of Education. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela UNESP. Realizou diversas formações na Harvard University em pesquisa clínica, estatística aplicada a ensaios clínicos e liderança executiva na primeira infância. Possui pesquisas em parceria com Harvard, incluindo atuação no projeto Frontiers of Innovation, e supervisionou pós-doutorado em projeto financiado pelo Harvard David Rockefeller Center.
É Representante no Brasil e Master Trainer do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros da American Psychological Association. Foi consultora do UNICEF (2022-2023 e 2025)
Elisa Rachel
Pisani Altafim

bottom of page



