top of page
Você gostaria de aprimorar sua prática clínica para atuar na área de parentalidade?
A relação entre saúde mental e parentalidade é um dos campos mais sensíveis e desafiadores da Psicologia contemporânea e a ESPD preparou este curso online ao vivo com Elisa Rachel, Doutora em Saúde Mental pela USP com período de pesquisa em Harvard, para discutir como as experiências parentais influenciam o desenvolvimento emocional, as dinâmicas familiares e as práticas clínicas voltadas à promoção do bem-estar psíquico.
Será um espaço de reflexão sobre os desafios da parentalidade, o olhar clínico sobre o sofrimento humano e as possibilidades de atuação profissional nessa área.
Metodologia
A aulas serão transmitidas ao vivo nos dias 11, 18 e 25 de novembro, sempre das 19h às 21h na plataforma de ensino oficial da ESPD, pela Profª Dra. Elisa Rachel. Além das aulas, você terá acesso à 14 horas de materiais de leitura e atividades assíncronas. Os participantes receberão certificado de conclusão de 15 horas/aula!
Conteúdo Programático

Aula 01
Apresentaremos os conceitos centrais de parentalidade, abordando estilos e práticas parentais, a interação entre cuidadores e crianças e suas implicações para o desenvolvimento e a saúde mental infantil. Serão introduzidas bases teóricas e evidências sobre o impacto das práticas parentais positivas na promoção do bem-estar.

Aula 02
Exploraremos evidências científicas sobre a saúde mental materna e dos cuidadores, incluindo sintomas de depressão, ansiedade e estresse parental, e suas relações com as práticas educativas. Apresentaremos formas de avaliar a parentalidade por meio de instrumentos validados, discutindo aplicações em contextos clínicos, comunitários e de pesquisa.

Aula 03
Apresentaremos estratégias práticas para abordar a parentalidade em atendimentos clínicos, grupos e contextos intersetoriais. Incluiremos exemplos de programas de parentalidade reconhecidos internacionalmente, sua integração em políticas públicas e evidências científicas sobre seus efeitos no desenvolvimento infantil.
Âncora 1
Professora convidada
Psicóloga com Pós-doutorado e Doutorado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com período como pesquisadora visitante na Harvard Graduate School of Education. Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela UNESP. Realizou diversas formações na Harvard University em pesquisa clínica, estatística aplicada a ensaios clínicos e liderança executiva na primeira infância. Possui pesquisas em parceria com Harvard, incluindo atuação no projeto Frontiers of Innovation, e supervisionou pós-doutorado em projeto financiado pelo Harvard David Rockefeller Center.
É Representante no Brasil e Master Trainer do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros da American Psychological Association. Foi consultora do UNICEF (2022-2023 e 2025)
Elisa Rachel
Pisani Altafim

bottom of page



